quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O espírito e a letra (2)

"A Escritura se aplica somente a Jesus".(Ian)
Quando a Biblia se refere a Escritura, ela está falando do Antigo Testamento, ou seja, da Lei, os Profetas e os Salmos que falam do Messias prometido aos judeus, em outras palavras, o antigo testamento fala e se aplica somente a Jesus; isso significa que não posso pegar qualquer texto do antigo testamento e torna-lo aplicável a mim, porque nao terá sentido em si mesmo, nao terá vida para me comunicar, será apenas letra, sem o espírito.
Jesus deu sentido ao antigo testamento, porque como ele mesmo disse:"Eu não vim abolir a Lei, mas cumpri-la", ou seja, ele veio para torna a Lei efetiva ou aplicável na maneira que ele viveu neste mundo sob a Lei.
Na ultima ceia quando Jesus estava reunido com seus discípulos, ele fala sobre isso quando menciona aquele que o haveria de trair: "Eu vou como está escrito sobre mim, mas ai daquele que trair o Filho do homem", isso significa que a respeito de Judas não houve uma predestinação e sim uma escolha pessoal dele de fazer aquilo.
A letra mata, mas o espirito vivifica. Jesus é o espirito da letra, o sentido, a realidade da sombra do Antigo Testamento. Tornando isso prático quero dizer o seguinte; quando você for ler a Biblia, tenha esse pensamento de que Jesus é tudo e nada sem ele tem sentido, vida. Quando você ler o Antigo Testamento nã o torna aplicável a você diretamente, pergunte-se como Cristo viveu isso. Então você encontrará vida em seu caminho, então você achará espirito e vida. (Ian)  


Um comentário:

  1. Bom dia, meu mano Ianderson!!! Sua postagem é a mais pura verdade em sua plenitude!!! Alegro muito meu coração em lê-la! Muitos profetas estão calados ou se esquivam de falar a verdade. Alguns que já a entenderam, inclusive, sob argumento de que a "igreja" não está preparada para ouvir. Jesus, a Verdade (Verbo/Pessoa/Conhecimento), foi quem mais impactou. A preocupação dEle era (E é)em salvar as almas e não engana-las sob qq argumento. Profeta é aquele que fala a verdade da Verdade e Ela por si só fará o efeito pois o espírito (a ñ letra) convence. Meu abraço , meu amado irmão,
    nEle,
    que é a chave hermenêutica para compreensão de toda a escritura.

    ResponderExcluir