sábado, 19 de setembro de 2009

Das Wesen des Menschen (A condição Humana) (1)


"A unidade do homem consigo mesmo, a unidade espiritual e interior; a unidade que o homem gozava antes da culpa original"(Bellaigne)

O homem sempre foi o homem mesmo antes do espírito de vida ser soprado em suas narinas. O homem é pó, feito da terra e não se tornou um ser humano quando recebeu o espírito, mas é o que é desde sempre; a diferença é que não tinha existência(Dasein) termo usado por Heidegger quando fala sobre o ( o ser-no-mundo), segundo Heidegger, o homem não tem uma essência e sim uma condição ou situação.
Assim que Deus sopra o espírito de vida (Lebensgeist), ele se torna um ser vivente(Lebendiges Wesen). Ele passa a possuir um modo de ser, a ter uma condição que é a de ser a imagem e semelhança de Deus; então o homem passa a ter sua existência no mundo ou a se relacionar com ele.
Aqui não vejo oposição entre a carne e o espírito, pois como disse Bellaigne: "A unidade do homem consigo mesmo".
Agora por que o homem é a imagem e semelhança de Deus?
Minha proposição é esta. Assim que Deus sopra o espírito de vida, Deus concede de Si mesmo ao homem, logo ele é parecido com o seu Criador. (Ian)

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